Photothings 2024
A 4ª edição do Festival Photothings ocorreu em setembro no Centro Cultural Monte Azul, em São Paulo.
Organizado pela Porto de Cultura, o evento é um ponto de encontro para apreciadores das artes visuais, oferecendo exposições fotográficas, oficinas e debates com profissionais.
O festival trouxe as premiações tradicionais, a saber: Fotolivro da Coleção Photothings e Fotolivro Artesanal. Este ano, em parceria com o coletivo M.A.L.A. oferecemos uma residência artística, sendo que o projeto selecionado foi exibido na França. O Centro Cultural Monte Azul acolheu uma exposição coletiva apresentará 30 fotografias impressas em canvas e a oficina de zine, conduzida por Estela Vilela.







Entre os nomes de destaque deste ano estão Juh Almeida, fotógrafa e diretora de cinema conhecida por seu trabalho na novela “Vai na Fé” da Rede Globo, selecionada pelo Festival Photothings em 2023 e premiada pelo Instituto Moreira Salles; Bob Wolfenson, renomado fotógrafo nacional e internacional, que fará a primeira apresentação na Favela Monte Azul; Rogério Reis, um grande nome da fotografia brasileira, conhecido por suas obras no Rio de Janeiro; Marcelo Reis, artista visual baiano, curador de artes visuais e membro suplente do Conselho de Políticas Culturais de Salvador (2021-2024); além de Léu Britto, fotojornalista e videomaker, cofundador do DiCampana Foto Coletivo e correspondente do Jardim Monte Azul desde 2010, com um acervo de mais de 50 mil fotografias de favelas e periferias do Brasil.
A curadoria, liderada pela historiadora Marly Porto, selecionou trabalhos de todo o Brasil, com aproximadamente 60% das obras representando artistas de diversas regiões e grupos em situação de vulnerabilidade, incluindo mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência. Sem um tema pré-estabelecido, a iniciativa busca delinear um panorama plural da fotografia autoral, revelando uma geração de artistas que enfrentam dificuldades de acesso ao mercado – este ainda concentrado em poucas galerias e feiras de arte. Dessa forma, o objetivo do Photothings é “furar a bolha” e mostrar a riqueza da produção fotográfica de diversas regiões do Brasil.
Coleção Photothings
Pelo quarto ano consecutivo, estamos entre os melhores livros de fotografia do ano, selecionados pelo Festival Zum, organizado pelo Instituto Moreira Salles.
Em 2024, o livro que ganhou esse destaque foi “Histórias de vida”, da artista visual Ilana Bar.





Fotolivro artesanal
O artista visual Paulo Henrique Costa, natural de Cruzeiro do Sul, no Acre, foi selecionado pelo seu ensaio fotográfico “Vidas Amazônidas: Retratos de um Acre que Resiste”, uma obra que captura a riqueza cultural e a diversidade do povo acreano e amazônida. Este trabalho retrata de forma singular o cotidiano, as tradições e os desafios enfrentados pelas comunidades que vivem no extremo norte do Brasil, com um foco especial nas vidas ribeirinhas e indígenas em interação harmoniosa com a floresta.
O projeto ganhou ainda mais destaque por contar com o apoio do Yume Ateliê, que há quatro anos é parceria da Festival Photothings produzindo o livro prêmio de forma 100% artesanal. Este ano, o designer Júlio Matos se juntou à equipe para desenvolver o projeto gráfico do fotolivro de “Vidas Amazônidas”, trazendo uma nova dimensão estética ao trabalho de Paulo Henrique.
O livro, de baixa tiragem, tem um exemplar na Bibliotèque nationale de France.
Diálogos Photothings








Comissão de seleção





REALIZAÇÃO:
APOIO: