Com a proposta de estimular a produção fotográfica nacional, o Festival Photothings é dedicado aos artistas visuais que tenham a fotografia como suporte para o seu trabalho. Seu principal objetivo é estimular a produção fotográfica e oferecer a oportunidade para que novas produções artísticas possam aparecer e contribuir para a cultura brasileira. Sem um tema curatorial pré-estabelecido, a intenção é delinear um panorama plural da fotografia autoral produzida por uma geração de artistas pouco conhecidos neste segmento, causada pela ausência de oportunidades de acesso ao mercado, restrito nas mãos de poucas galerias e feiras de arte.
Chegando em sua 4ª edição, o PHOTOTHINGS tem o objetivo de furar a bolha!
E mostrar que muita coisa boa está sendo produzida Brasil afora, não tem como ser exibida porque as oportunidades são poucas, tem custo alto, inviabilizando, principalmente, a oportunidade para aqueles que vivem nas regiões mais empobrecidas do país.
7 prêmios na forma de fotolivros serão produzidos para
7 artistas selecionados pela comissão de seleção
Realização de uma exposição contendo 30 fotografias de 30 artistas selecionados
60% dos ensaios selecionados serão aqueles apresentados por pessoas que vivem nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil. E por mulheres, pessoas negras, pessoas oriundas de povos indígenas, comunidades tradicionais, inclusive de terreiros e quilombolas, populações nômades e povos ciganos, pessoas do segmento LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e integrantes de outros grupos em situação de vulnerabilidade/ sub-representação na sociedade.
A curadoria do Festival Photothings é assinada por Léu Britto e Marly Porto.
REALIZAÇÃO:
APOIO: