Porto de Cultura

Chegando em sua 4ª edição, o PHOTOTHINGS tem o objetivo de furar a bolha!

E mostrar que muita coisa boa que está sendo produzida Brasil afora que não tem como ser exibida porque as oportunidades são poucas, tem custo alto, inviabilizando, principalmente, a oportunidade para aqueles que vivem nas regiões mais empobrecidas do Brasil.

Se você vive nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul, é uma pessoa negra, ou oriunda de povos indígenas, ou de comunidades tradicionais, inclusive de terreiros e quilombolas, faz parte de populações nômades e povos ciganos, é uma pessoa do segmento LGBTQIAPN+, possui deficiência ou é integrante de outros grupos em situação de vulnerabilidade/ sub-representação na sociedade, informamos que 60% dos prêmios oferecidos pelo Photothings são para você.

Para participar o fotógrafo (a) não pode ser representado comercialmente por galerias e/ ou espaços comerciais.

CURADORIA E COORDENAÇÃO

A curadoria e coordenação do 4º Festival Photothings é realizada por Léu Britto e Marly Porto.

Foto: Maxwell Mello

Fotojornalista e videomaker Léu Britto é cofundador do DiCampana Foto Coletivo e correspondente do Jardim Monte Azul desde 2010, pela Agência Mural de jornalismo das periferias de São Paulo. Empresário e um dos cofundadores da Galeria Sérgio Silva.

Foto: Thor Amêndola

Marly Porto atua no campo do estudo e pesquisa sobre fotografia brasileira, seus processos, práticas e teorias, há mais de 20 anos. Mestre em “Estética e História da Arte” (Universidade de São Paulo) é autora do livro Eduardo Salvatore e seu papel como articulador do fotoclubismo paulista (2018) e curadora adjunta da Coleção de Fotografias Brasileiras Contemporâneas da Bibliotèque nationale de France (BnF).

PREMIAÇÃO 1

5 fotolivros autorais, bilíngue, 40 páginas, formato 15x19cm que passarão a integrar a Coleção Photothings. Serão impressos 25 exemplares de cada livro.

Destacamos que em 2021 o fotolivro Somos todos alvos aqui, de Rogério Vieira e em 2023, o fotolivro Mukuña, de Juh Almeida, foram selecionados pelo Festival Zum do Instituto Moreira Salles como os melhores do ano.

Cada contemplado receberá dois exemplares do livro e o restante da tiragem, será comercializada e a renda revertida para a organização do Festival. Lembre-se: esta é a nossa única fonte de renda e a única forma de sermos reembolsados pelas despesas geradas para realizar o Festival. Contamos com a compreensão de todos os selecionados.

PREMIAÇÃO 2

FOTOLIVRO ARTESANAL

Um fotolivro artesanal fruto da parceria entre o Photothings e o Yume Ateliê & Design, da Eliana Yukawa.

Em 2023, o fotolivro Menor de Quebrada, de Rafael Felix, foi selecionado pelo Festival Zum do Instituto Moreira Salles como um dos melhores livros de fotografia daquele ano.

PREMIAÇÃO 3

Trata-se de uma parceria entre o Photothings e a equipe do projeto M.A.L.A. (Morada Andarilha de Livros de Artista), cujo objetivo principal é estimular o intercâmbio e fomentar trocas entre temas emergentes e transversais que se manifestam de maneira expressiva no universo que entrelaça a biblioteca, o livro, a leitura e a produção artística contemporânea.

PROGRAMAÇÃO

OFICINA DE ZINE

Vamos abrir 15 inscrições gratuitas para interessados em participar da oficina de zine. A oficina tem como objetivo proporcionar uma aproximação mais estreita ao universo múltiplo dos livros de artista, publicações autorais e fanzines. Neles, imagens, fotografias, desenhos, grafismos, entre outros elementos, ocupam páginas, delineando espaços construtivos e narrativas visuais que desafiam nossa compreensão habitual em relação aos livros convencionais.

A oficina, que será ministrada por Estela Vilela (@estelavilelaoficial), uma das participantes do coletivo M.A.L.A., oferecerá estímulos para explorar técnicas de experimentação gráfica, tais como estêncil e carimbo. Em seguida com o material impresso, serão feitas estruturas de corte e dobra criando pequenos zines. Isso possibilitará a ampliação do repertório poético visual em suas possibilidades híbridas e interativas, fortalecendo uma linguagem pessoal, integrada aos conteúdos pertinentes à realidade sensorial e subjetiva de cada participante.

PALESTRA BOB WOLFENSON

E para encerrar o ciclo de atividades do Photothings 2024, o fotógrafo Bob Wolfenson participará de um encontro, um bate papo, contando sobre sua carreira e falando sobre fotografia.

QUANDO

Dias 14 e 15 de setembro de 2024 das 14h às 17h30.

ONDE

As atividades presenciais serão realizadas na Associação Comunitária Monte Azul, na Favela Monte Azul, zona sul da cidade de São Paulo.

APOIO

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Clique em prosseguir para aceitar e navegar em nosso site.