Festival Photothings

O Festival PHOTOTHINGS tem por missão mostrar que muita coisa boa que está sendo produzida Brasil afora, não tem como ser exibida porque as oportunidades são poucas, o custo é alto, inviabilizando, principalmente, a oportunidade para aqueles que vivem nas regiões mais empobrecidas do país.

Nosso principal objetivo é estimular a produção fotográfica e oferecer a oportunidade para que novas produções artísticas possam aparecer e contribuir para a cultura brasileira. Nossa intenção é delinear um panorama plural da fotografia autoral produzida por uma geração de artistas pouco conhecidos neste segmento, causada pela ausência de oportunidades de acesso ao mercado, restrito nas mãos de poucas galerias e feiras de arte.

Voltado a artistas visuais sem representação comercial que utilizam a fotografia como suporte principal em seu processo criativo, o PHOTOTHINGS foi idealizado pela curadora e pesquisadora de fotografia Marly Porto, em 2021. Surgiu com o propósito de revelar uma geração de artistas que, mesmo diante da escassez de espaços, vem construindo uma produção autoral potente, diversa e comprometida com o pensamento visual. 

A cada edição, 5 artistas são selecionados por uma comissão formada por profissionais dedicados às artes visuais. Como premiação eles ganham a produção de um livro autoral que passa a integrar a Coleção PHOTOTHINGS, hoje com 25 títulos publicados. Outra modalidade de premiação é a produção de um livro de artista construído pelo Yume Ateliê, de Eliana Yukawa e o designer Júlio Matos. Para fechar, oferecemos uma residência ofertada pelo coletivo M.A.L.A. – Morada Andarilha de Livros de Artista, ministrada pelas artistas Chica Boyriven, Estela Vilela, Lili Pardini e Monique Allain. 

Além da seleção e exibição dos trabalhos, o Festival promove atividades formativas e de intercâmbio, como o Diálogos PHOTOTHINGS, que reúne artistas, curadores, pesquisadores e estudiosos da imagem para refletir sobre os caminhos e desafios da fotografia contemporânea.

O Photothings acredita na fotografia como arte, documento e linguagem de expressão crítica. A cada edição, reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à arte, a valorização de novos talentos e a construção de um panorama mais plural e inclusivo da fotografia brasileira.

REALIZAÇÃO:

Porto de Cultura

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Clique em prosseguir para aceitar e navegar em nosso site.