Porto de Cultura
Foto: Paulo Henrique Costa

Paulo Henrique Costa foi selecionado na categoria “fotolivroartesanal” do Festival Photothings, com o ensaio “Vidas amazônidas: retratos de um Acre que resiste” , título que dá origem ao seu primeiro fotolivro, que agora é lançado pela Porto de Cultura como resultado da premiação.

Paulo é um homem negro, gay, amazônida, fotógrafo e comunicador socioambiental, nascido em Cruzeiro do Sul , Acre, coração da floresta amazônica. Sua trajetória é atravessada pela relação profunda entre imagem, identidade e resistência. Paulo concentra seu olhar fotográfico nas amazonidades e no cotidiano das populações acreanas, documentando suas culturas, histórias e desafios, além dos impactos das mudanças climáticas em seus territórios. O projeto gráfico, concebido pelo designer Júlio Matos, trouxe para o fotolivro elementos como a madeira e a sinuosidade das águas do Rio Juruá.

Um dos principais afluentes do Rio Amazonas, o Juruá atravessa a cidade do artista e é conhecido por suas águas barrentas e por seu curso tortuoso. O projeto se materializa pelas mãos de Eliana Yukawa, artesã especializada em projetos de encadernação e cartonagem, do Yume Ateliê & Design e nosso olhar é convidado a serpentear as 60 páginas do livro artesanal prêmio Photothings. Impresso na gráfica Coktail, com curadoria de Marly Porto, em suas páginas  encontramos textos de Leonísia Moura, Paulo Alberan Morais e de Paulo Henrique Costa.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Clique em prosseguir para aceitar e navegar em nosso site.