Alexandre Santos
Graduado em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS (1990). É mestre (1997) e doutor (2006) em Artes Visuais, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV/UFRGS, com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte. Realizou estágio doutoral de um ano (2003-2004) como bolsista da CAPES na Université de Paris III – Cinéma et Audiovisuel – (Sorbonne Nouvelle, Paris, França), sob orientação do Prof. Dr. Philippe Dubois. É autor do livro A fotografia como escrita pessoal: Alair Gomes e a melancolia do corpo-outro, resultado de sua pesquisa de doutorado, contemplado com o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia da FUNARTE. É Professor Associado no Departamento de Artes Visuais (DAV) do Instituto de Artes da UFRGS desde 2007, atuando na graduação (Bacharelado em História da Arte, Bacharelado em Artes Visuais, Licenciatura em Artes Visuais) e na pós-graduação como Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA-UFRGS, onde orienta mestrado e doutorado. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Deslocamentos da fotografia na arte. Desenvolve projeto de pesquisa envolvendo a presença da fotografia na modernidade e contemporaneidade artísticas, com especial interesse pela questão das micronarrativas e da autorreferencialidade. Realizou Estágio Sênior – ES de um ano no Departamento de Arte Visive da Università di Bologna, na Itália (2017-2018) como bolsista da CAPES. Entre suas publicações estão as organizações dos livros: A fotografia nos processos artísticos contemporâneos. Porto Alegre: Editora da UFRGS/SMC, 2002; Alair Gomes: um voyeur natural. Porto Alegre: SMC, 2008; Imagens: arte e cultura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012; assim como o dossiê Transbordamentos da fotografia na arte, da Revista Porto Arte (2016). Atua também como crítico de arte e curador independente, sendo editor da Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte.
Rochele Zandavalli
Rochele Zandavalli é artista, pesquisadora, professora e fotógrafa. Doutoranda em História Teoria e Crítica em Artes Visuais pelo PPGAV/UFRGS. Mestra em Poéticas Visuais pelo mesmo programa, e graduada pelo Instituto de Artes da UFRGS. É fotógrafa da secretaria de comunicação da UFRGS. Professora na Fluxo – Escola de Fotografia Expandida. Desenvolve projetos de curadoria independente. Sua produção envolve apropriação e montagem, coexistência entre tecnologias, fotografia em abordagem expandida, fotoquímica, e processos experimentais. Tem interesse na potência mnemônica das imagens e na história das nossas representações, trabalhando a partir de cruzamentos temporais, memórias e projeções. Teve obras em Festivais como o Cinefoot (2020); Festival de Fotografia de Tiradentes (2019); Valongo Festival da Imagem (2018); Paraty em Foco (2017); Encontros da Imagem (Portugal, 2016) e Outono Fotográfico (Espanha, 2016). Possui obras na Coleção Joaquim Paiva (MAM/RJ), Coleção Pierre Bessard (Paris), acervos da Fundação Vera Chaves Barcellos, MARGS, e MAC (RS). Individuais: Nosso lugar ao Sol (2019), Centro Cultural UFRGS; A primeira a sumir (2017), Studio Clio; Me desculpe, foi apenas um Lapso, Acervo Independente (2016); Rever , Santander Cultural (2012).