As fotografias que podem ser vistas no livro XINGU: Presente! foram realizadas no início dos anos 1970, quando o jornalista Valdir Zwetsch fez três viagens profissionais ao Território Indígena do Xingu.
São imagens que capturam não apenas as belezas, mas principalmente a riqueza cultural, as tradições e as cerimônias das comunidades indígenas na aldeia do povo Kamayurá, como o Nami (furação de orelhas dos meninos), o Yamurikumá (o dia em que simbolicamente as mulheres exercem o comando da aldeia) e o Kuarup (despedida espiritual dos mortos).
O livro é um testemunho vivo de uma época e uma lembrança da necessidade de protegermos e valorizarmos as culturas que moldam nossa identidade nacional.
Nas palavras do consagrado fotógrafo Bob Wolfenson que assina o prefácio:
“…..as fotos de Valdir Zwetsch capturam com sua delicadeza amadora a sutileza das vidas destes povos, (…) confirmam os aspectos oníricos de sua mirada e revelam uma certa disjunção entre o mundo e sua representação. Suas fotografias são sonho, uma liturgia, uma prece, análogas às cerimônias que capturou. Seu modo não intrusivo corrobora o sentimento de reverência aos sujeitos-alvos de suas lentes”.
Editado pela Porto de Cultura, a publicação teve o patrocínio do banco BNP Paribas e da empresa 2S Tecnologia com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
O livro está sendo comercializado por apenas R$39 e pode ser adquirido através do link:
https://www.paypal.com/ncp/payment/6VU85SM29BPKW
XINGU: Presente!
Fotografias: Valdir Zwetsch
Curadoria: Marly Porto e Valdir Zwetsch
Projeto gráfico: Alyssa Ohno
120 páginas.
Formato fechado: 30,4 x 23 cm
Português, inglês e francês