Curso de capacitação de jovens em restauro de papel.
Projeto social realizado pela Porto de Cultura que formou 22 jovens em restauro de papéis. Promovido pela Prefeitura de Osasco, patrocinado pela empresa ABB Ltda. através da supervisão do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB).
O projeto teve como objetivo o restauro da coleção Dimitri Sensaud de Lavaud que contém fotografias e documentos sobre as realizações deste nobre pesquisador de espírito empreendedor. Uma de suas invenções mais importantes e motivo de orgulho, não só para os osasquenses, como para todo brasileiro, é a realização do primeiro voo da América Latina em 1.910.
Os jovens, com idade entre 17 e 24 anos, eram residentes em Osasco e, em decorrência de sua condição socioeconômica, encontravam-se excluídos tanto do acesso a bens e serviços públicos, quanto do mercado formal de trabalho.
No decorrer de 6 meses de atividades, materializadas em uma carga horária de 258 horas/aula, os jovens vivenciaram diversas técnicas de conservação preventiva, higienização mecânica e química, armazenamento, acondicionamento, tratamento aquoso e de suporte, fabricação de polpa, além de noções de museologia, acessibilidade, documentação e arquivologia.
Foram restaurados e higienizados 4.446 documentos e 4.315 fotografias, totalizando 8.761 documentos.
(Osasco, 2008)