Olhar Urbano (2011)

A Porto de Cultura em mais uma proposta inovadora, criou o projeto Olhar Urbano para a empresa Brookfield Incorporações. Diferentes fotógrafos foram convidados a produzir ensaios imagéticos de empreendimentos imobiliários, que fizeram e fazem história em cidades onde a incorporadora atua, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia.  

O projeto trouxe, através dos olhares inquietos e arrojados dos fotógrafos Bob Wolfenson, Cássio Vasconcellos, Fabio Correa, Marcos Prado, Renata Castello Branco e Ucha Aratangy, a visão de ícones imobiliários, que transformaram as regiões onde existem, inovando e renovando.

Em meio à pulsão das cidades, os fotógrafos buscaram a beleza e o diferencial no espaço e no tempo, seja a partir de um ângulo ou de um momento ideal. Trata-se de uma incessante busca por uma visão que vai além dela mesma e da própria realidade. A fotografia não é assim um mero registro documental, que rouba um pedaço do mundo e atesta acontecimentos, mas uma imagem reveladora de sentidos e relações.

Com seus olhares experientes, os seis fotógrafos capturaram ângulos inusitados que completam e modificam o olhar comum, na grandeza dos detalhes, dos contrastes e das cores que convertem singelas particularidades em grandes monumentos. Olhares abrangentes que fogem do estereótipo e do previsível, proporcionando, em cada singularidade, novas perspectivas da realidade.

Exposição realizada nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Brasília (2011)

Concepção, curadoria, criação de materiais de divulgação e produção de textos: Porto de Cultura

Montagem e desmontagem: Porto de Cultura

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Clique em prosseguir para aceitar e navegar em nosso site.