Seminário realizado na Caixa Cultural (SP) com curadoria de Marly Porto, que contou com a presença dos artistas Oscar Muñoz (Colômbia), Dor Guez (Israel), Cássio Vasconcellos (Brasil) e Rosângela Rennó (Brasil) ao lado dos pesquisadores David Evans (Inglaterra) e Francesca Lazzarinni (Itália).
O debate trouxe o tema sobre a apropriação de imagens, uma prática recorrente desde o século XX, principalmente a partir dos anos 1960 quando as noções de autor, autenticidade e originalidade são colocadas em questão pelo meio artístico. O termo apropriação significa o ato de apoderar-se integralmente ou de partes de uma obra, para gerar outra. E, ao transitar entre passado e presente, a prática funciona como uma espécie de atualização das imagens de nossa memória histórico-cultural.
Os artistas apropriacionistas recorrem a formas já produzidas, escolhem objetos e imagens existentes para então, utilizá-los ou modificá-los segundo um projeto específico, inscrevendo-os numa nova rede de significados. Não se trata mais de criar a partir de um material bruto, mas sim, de encontrar um modo de elaborar novos sentidos, atribuir um novo significado ou até mesmo colocar novamente em circulação imagens esquecidas ou abandonadas.
Além do patrocínio da Caixa, o evento conta com o apoio institucional da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do Transamérica Hospitality Group, do Instituto Votorantim e da Avianca.
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