Após exposições valiosas de fotografias das viagens realizadas por Alexandre de Paulo a Porto Príncipe em 2004 e 2014, agora nasce o emocionante fotolivro Haiti: liberdade ou morte, o primeiro de sua carreira de fotógrafo e jornalista cujo foco é direcionado às questões humanitárias e sociais, com ênfase na defesa da dignidade humana e nos direitos de pessoas em vulnerabilidade.
Durante suas andanças pelo Haiti, Alexandre (ou simplesmente Ale) usou seu notável talento fotográfico e sua rapidez de reação para capturar e transmitir informações complexas. Com um aguçado instinto de fotojornalista as imagens feitas nas ruas de Porto Príncipe trazem relances despretensiosos da vida cotidiana de um país assolado pelo caos resultante de um conflito que já dura mais de 200 anos.
A cor da sua fotografia é profunda e rica. A luz contribui para a qualidade pictórica e para o impacto final da imagem. A mensagem é imediata: Ale nos coloca diante de uma paisagem cheia de cicatrizes. Suas fotografias mostram cenas de mulheres fortes e crianças sorridentes dentro de um cenário de caos e pobreza, o que torna estas imagens mais potentes ao mesmo tempo em que elas refletem sua profunda indignação ao registrar os sofrimentos à sua volta.
Este ensaio fotográfico é atemporal e poderia ter sido realizado em qualquer ponto geográfico do mundo atual, tão castigado pelo sofrimento provocado por guerras e conflitos.
Haiti: liberdade ou morte foi produzido e editado pela Porto de Cultura, tem 40 páginas e formato 21x15cm. É trilíngue (inglês e francês) e pode ser adquirido através do link abaixo: