PRÊMIO 3
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA – coletivo M.A.L.A. – Morada Andarilha dos Livros de Artista
Raphael Paz. Tradicionais: Essência e Resistência da pesca artesanal.
Com o intuito de estabelecer intercâmbios consistentes e periódicos, este prêmio consiste na oferta de uma vaga para a residência artística desenvolvida pelo coletivo M.A.L.A. – Morada Andarilha dos Livros de Artista. O objetivo desta residência é estimular o intercâmbio e fomentar trocas entre temas emergentes e transversais que se manifestam de maneira expressiva no universo que entrelaça a biblioteca, o livro, a leitura e a produção artística contemporânea.
Conheça o ensaio fotográfico selecionado:
RAPHAEL PAZ (RJ). TRADICIONAIS: ESSÊNCIA E RESISTÊNCIA DA PESCA ARTESANAL.
Este ensaio visa a valorização de uma atividade humana ancestral e orgânica desenvolvida em Figueira , território periférico do Município de Arraial do Cabo, local onde o artista reside. Raphael Paz registra o cotidiano de homens e mulheres que sobrevivem a pesca artesanal. Todas as imagens documentadas foram capturadas pelo celular assim como a sua pós produção. Os registros documentais dialogam com a temática da atividade ao utilizar as ferramentas que estão dispostas e acessíveis que, no caso do fotógrafo, foi o uso do celular como instrumento para a captura de imagens. O resultado é uma uma narrativa visual particular que estabelece uma interface entre o passado o presente e futuro.
COMISSÃO RESPONSÁVEL POR SELECIONAR 1 ENSAIO FOTOGRÁFICO
Raphael Paz vai participar da residência on-line, com duração de 4 meses, que tem por objetivo a criação de um livro, o qual será transportado em uma “mala” rumo à exposição coletiva na França, em 2025.
REALIZAÇÃO:
APOIO: