Marly Porto
Foto: Thomas Baccaro
Marly Porto atua no campo do estudo e pesquisa sobre fotografia brasileira, seus processos, práticas e teorias, há mais de 20 anos. Bacharel em “Arte: História, crítica e curadoria” (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e Mestre em “Estética e História da Arte” (Universidade de São Paulo) é autora do livro Eduardo Salvatore e seu papel como articulador do fotoclubismo paulista (2018).
Curadora adjunta da Coleção de Fotografias Brasileiras Contemporâneas da Bibliotèque nationale de France (BnF) é também a responsável pela criação do Festival Photothings de Fotografias.
Desenvolveu a área de projetos artísticos para o Institut d’ Education et des Pratiques Cittoyennes (IEPC), instituição que reúne 13 creches para crianças de 0 a 3 anos, localizadas em Aubervilliers (França), entre os anos 2018 e 2020). Como palestrante participou de conferências como In black and white: photography, race and the modern impulse in brazil at midcentury apresentada pelo Museum of Modern Art (New York, 2017) entre outras, ministradas em São Paulo (Brasil), Zagreb (Croácia) e Ciudad de Mexico (México).
Assina a coordenação de inúmeros livros, exposições e seminários sobre fotografia.