Doutoranda em Artes Visuais pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Teoria e História da Arte (2019). Mestra em Metafísica/ Filosofia, na linha de pesquisa Estética Antiga: Narrativa, Visualidade e Verdade, pela mesma Universidade (2018), com estágio de pesquisa na Universidade de Buenos Aires (Buenos Aires/ARG). Graduada em Filosofia pela Universidade de Brasília (2016) e Licenciada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Claretiano (2021).
Mayã Fernandes investiga a imagem em Plotino e Wassily Kandinsky. É docente de cursos livres no Espaço F508 de Cultura – Brasil/Portugal e no Espaço de Cultura Oribê – Taguatinga (DF). Atua esporadicamente como professora visitante na disciplina Estética e Linguagem visual pela UNYLEYA / Espaço F508 de Cultura – Brasil/Portugal (2020/2021).
Foi crítica de arte na Revista Desvio – RJ (2018-2019). Atualmente é ensaísta na Revista literária Ano II: Ensaios, editora e podcaster no Espaço de Cultura Oribê. Além disso, atua nas seguintes áreas: Filosofia da Arte e Humanidades, Antiguidade Tardia, Arte Moderna, Arte Russa, Arte Abstrata e Filosofia da Fotografia.