Porto de Cultura

Curso online com Marly Porto

O curso apresenta elementos sobre a fotografia modernista brasileira dentro de uma rede internacional de intercâmbio formada em torno do Salão Internacional de Arte Fotográfica de São Paulo organizado pelo Foto Cine Clube Bandeirante entre 1942 e 1960. Este recorte temporal tem como ponto de partida a realização do 1º Salão Paulista de Arte Fotográfica, que pouco depois passou a ser internacional, e estende-se até o fim da década de 1950, quando o movimento fotoclubista começou a perder o espaço que havia conquistado junto ao circuito de arte.  

Tomando como referência a expressão fotográfica criativa exposta nos salões, veremos o fotoclubismo como um fenômeno cultural capaz de promover troca de informações e compartilhamento de experiências entre os seus membros. A existência desta rede possibilitou o surgimento de diferentes práticas de vanguarda que foram determinantes para a atualização da fotografia local e para a constituição de uma cultura visual específica no território nacional. Tudo indica que a vertente modernista do fotoclubismo brasileiro, que eclodiu em meados da década de 1940, com os fotógrafos Eduardo Salvatore, Geraldo de Barros, German Lorca, José Oiticica Filho, Thomas Farkas, entre outros, não teria surgido, nem tampouco se firmado sem o intercâmbio internacional propiciado pelo Salão, e a abrangência das referências e debates que gerou.

Aula 1

– O funcionamento dos salões fotoclubistas e sua relação com o modelo de organização dos salões acadêmicos europeus e brasileiros realizados durante o século XIX / As primeiras exposições de fotografia/ Como a evolução industrial enfatizou a relação comercial e ampliou as possibilidades da linguagem fotográfica/ O conceito norteador para a criação das primeiras associações e fotoclubes fundados entre o final do século XIX e início do século XX / A fotografia e os primeiros fotoclubes no Brasil.

– Contextualização do circuito da fotografia na cidade de São Paulo no período que antecede a fundação do FCCB (1939) / Fundação, funcionamento, organização e atividades do FCCB/ O desenvolvimento do Clube e as consequências decorrentes da sua expansão/ Boletim Foto Clube como elemento de difusão de valores sobre a fotografia praticada no ambiente fotoclubista. 

Aula 2

– O dimensionamento da rede de fotógrafos que se formou em torno do Salão/ O reconhecimento de quais foram esses autores, como a participação deles ocorreu, quais os fotoclubes que estiveram representados/ Os trabalhos enviados ao exterior/ Regras que definem o aceite de um trabalho/ A presença de mulheres fotógrafas/ O Salão na grande imprensa e nas publicações especializadas.

– Análise das fotografias através de três padrões de semelhança: recursos formais, temas e composições/ A mudança de linguagem na produção fotográfica/ A semelhança formal entre muitas imagens produzidas pelos associados de diferentes fotoclubes como resultado de um processo criativo de ideias compartilhadas dentro da rede de intercâmbio própria do fotoclubismo.

SOBRE

Marly Porto é Mestre em Estética e História da Arte (USP) e Bacharel em “Arte: História, crítica e curadoria” (PUC-SP). Autora do livro Eduardo Salvatore e seu papel como articulador do fotoclubismo paulista (2018). Foi uma das palestrantes na conferência organizada pelo Museum of Modern Art (New York 2017) In black and white: photography, race and the modern impulse in brazil at midcentury apresentando o painel The Salons of Foto Cine Clube Bandeirante (1942 60): A Venue for the Promotion, Sharing and Update of Photography by National and International Photo Clubs.

Convidada pelo Institut d’ Education et des Pratiques Cittoyennes – IEPC (Paris), instituição que reúne 13 creches para crianças de 0 a 3 anos, localizadas em Aubervilliers (Paris, França), Porto foi responsável pela criação da área de projetos artísticos e culturais desta instituição entre 2018 e 2020.

Atua no mercado cultural há 20 anos, através da sua empresa, Porto de Cultura, sendo responsável pela criação do festival Photothings e pela curadoria e coordenação de exposições, publicações editoriais, eventos e seminários sobre fotografia, tendo realizado inúmeros projetos culturais para empresas, instituições culturais e fotógrafos.

Quando: atividade realizada online

13/6 – 19h

20/6 – 19h

Número mínimo de inscritos: 10

Quanto: R$ 200,00

Forma de pagamento: 50% no ato da inscrição e 50% até o dia 31/05.

Como pagar?

O pagamento deve ser realizado por meio de depósito em conta ou PIX:

Conta corrente: 

Banco Caixa (014)

Agência: 2115

Conta: 00000334-0

Em nome de: M. Porto Ltda.

CNPJ: 01.976.838/0001-88

ou CHAVE PIX: 01976838000188

Inscreva-se

Opa! Não conseguimos encontrar o seu formulário.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Clique em prosseguir para aceitar e navegar em nosso site.