A Porto de Cultura desenvolveu o projeto criativo para o lançamento de um empreendimento da UpCon Incorporadora, em São Paulo. Para a realização do projeto, convidamos o Lightgraff Collective (Lyon, França) para a produção de imagens do bairro do Itaim Bibi. Composto pelo fotógrafo Guillaume J. Plisson, o grafiteiro Brusk, o designer Olivar Premier, o cineasta Nomari e o compositor Supa Jay, o coletivo francês Lightgraff produz imagens que exploram o comportamento das luzes e das cores. Pioneiros em unir a técnica light painting com grafite, os artistas “congelam” a transitoriedade dos rastros luminosos e criam composições primorosas inspiradas pela estética de rua, sem que a imagem sofra qualquer tratamento digital posterior.
Performances, vídeos e exposições fotográficas compõem o trabalho dos artistas que costumam estar presentes em museus, galerias e eventos culturais pela Europa, como o Festival Arts Vivant, em Lyon, e Nuit Blanche, em Paris.
Além das fotografias que ilustraram a campanha publicitária de lançamento do empreendimento da UpCon Incorporadora, o grafiteiro Brusk criou um grafite com 18×3 m que passou a fazer parte da decoração permanente da edificação.
(São Paulo, 2013)