MERGULHO, primeiro fotolivro do fotógrafo paulistano Allan Cunha, foi produzido pela Porto de Cultura, com curadoria de Marly Porto, texto de apresentação do artista Alex Flemming e projeto gráfico Daniel Colferai Mendes.
Allan Cunha (São Paulo, 1993), de família nordestina, cresceu no bairro de São Miguel Paulista, na periferia da zona leste de São Paulo. Descobriu a fotografia e o audiovisual na adolescência. Aos 18 anos, trabalhando no comércio, adquiriu sua primeira câmera e fez seu primeiro curso na área. Anos mais tarde, graduou-se em Fotografia, pela Universidade Paulista (UNIP). Formou-se ainda em Direção de Arte, pela Academia Internacional de Cinema (AIC), e em História da Arte, pela Escola Panamericana de Arte e Design. No mesmo período, iniciou seus primeiros trabalhos como diretor de fotografia no cinema independente.
Segundo o artista Alex Flemming: “Suas fotos mostram o Brasil, nossa realidade, nossa força, nossa resiliência, bem como denotam nossa tragédia nacional, denunciando o que poderia ter sido e que (ainda) não foi. O resultado possui uma insistência bela, verdadeira, colorida, enigmática, esclarecedora, poética e estridente.”
Allan Cunha é representado pela Porto de Cultura.
Ficha técnica:
Fotos: Allan Cunha
Textos: Alex Flemming, Allan Cunha e Marly Porto
Projeto gráfico: Daniel Colferai Mendes
Revisão de textos: Lúcia Nascimento
Tradução: Daniela Soledade
Português e inglês
Peso: 0.5 kg
Dimensões: 15 × 19 cm
Encadernação: brochura
40 páginas
Editora : Porto de Cultura
ISBN: 978-65-995763-0-0
1ª Edição
Impressão: Ipsis Gráfica e Editora
2ª Edição
Impressão: Pigma Gráfica e Editora Ltda.
Tiragem: 80 exemplares (esgotado)