Entre os dias 6 de agosto e 21 de setembro a Porto de Cultura oferece curso de fotografia no Centro Cultural Monte Azul.
Neste curso a fotografia será vista como um dispositivo de comunicação constituído de linguagem própria, com capacidade de expressar ideias, conceitos e significados que dependem menos do equipamento e mais do uso adequado dessa linguagem.
Sabemos que as ferramentas digitais de captação e compartilhamento facilitaram e popularizaram tanto a criação quanto o consumo de imagens, consolidando a fotografia em um meio de comunicação extremamente acessível e eficaz na geração de sentidos, independentemente de finalidade, idioma, idade, gênero, território e condição social. Diante de tamanha profusão de imagens a que somos expostos diariamente, torna-se relevante, para quem trabalha com fotografia, saber usar essa mídia da maneira mais eficiente possível, a fim de atingir os resultados desejados.
Ministrado pelos fotógrafos Allan Cunha e Léu Britto e pela curadora Marly Porto, o curso amplia o universo estético do participante por meio do refinamento do olhar, além de fornecer subsídios para geração de renda, com possibilidade de atuação profissional em periódicos, eventos, participação em editais artísticos, premiações e festivais.
Os candidatos devem ter idade acima de 18 anos, possuir equipamento fotográfico (analógico, digital ou celular) e é necessário ter experiência prévia em fotografia por pelo menos 4 anos. Ao final, as fotografias serão expostas na sede do banco BNP Paribas, em São Paulo, durante o mês de novembro.
Para o fechamento do curso sobre fotografia a Porto de Cultura leva para o Centro Cultural Monte Azul o fotógrafo Bob Wolfenson, um dos maiores nomes da fotografia do país.
Transitando entre vários gêneros da fotografia, desde retratos, moda, nus, passando por seus projetos pessoais, até trabalhos para campanhas publicitárias, Bob Wolfenson é responsável por cliques de grandes personalidades do Brasil: de artistas a políticos, de empresários a escritores. Seu acervo de 54 anos de produção está guardado em seu estúdio localizado no bairro da Lapa, em São Paulo. São cerca de 350.000 registros analógicos e 700.000 no acervo digital.
Suas exposições de maior destaque aconteceram em significativas instituições brasileiras, como o Museu de Arte de São Paulo, Centro Cultural Maria Antonia, Museu de Arte Brasileira (FAAP), Espaço Cultural Porto Seguro, Museu da Imigração, Centro Cultural Unimed (BH), assim como na Galeria Millan que o representou por dezessete anos.
Algumas de suas obras fazem parte do acervo de importantes instituições como Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba, Museu da Fotografia de Fortaleza, Museu de Arte de São Paulo, Itaú Cultural, Zacheta National Gallery of Art (Varsóvia), Bibliotèque nationale de France (França), além de diversas coleções particulares.
Quando: 24 de setembro de 2024
Horário: às 19h
Onde: Centro Cultural Monte Azul Avenida Tomás de Sousa, 552
Jardim Monte Azul, São Paulo – SP
Gratuito, sujeito a capacidade do local.
Patrocínio: BNP Paribas, 2S Inovações Tecnológicas
Apoio: Centro Cultural Monte Azul