Porto de Cultura

SOBRE nós

Photothings foi criado em 2015, em São Paulo, em formato de feira de fotografias com o desejo de promover uma ponte entre a produção autoral independente e o público interessado em adquirir trabalhos fotográficos. Após um hiato de 5 anos, a edição de 2021, contemplada pela Lei Aldir Blanc, foi adaptada aos tempos pandêmicos sendo realizada em versão 100% online. O projeto passou a ser denominado Festival Photothings e, buscando estimular o cenário fotográfico nacional, premiou profissionais que trabalham de forma independente, sem vínculos com agenciamento comercial ou galerias. As premiações incluíram uma exposição virtual no site do festival e na plataforma virtual do Metrô de São Paulo. Além da exposição, 10 artistas foram premiados com a produção de um fotolivro autoral e impressões fotográficas de seu ensaio entregues em uma caixa portfólio.

Foram 224 inscrições provenientes de todo o Brasil. O comitê de seleção dos ensaios fotográficos foi formado pela curadora norte americana Alise Tifentale, pela produtora cultural Christiane de Vicq, pelo croata e diretor do Fotoklub Zagreb Hrvoje Mahović, pela Doutora em Artes pela Universidade de São Paulo, Monica Zarattini, pelo curador Ricardo Resende e pelo jornalista Valdir Zwetsch. 

O fotolivro Somos todos alvos aqui, do fotógrafo Rogério Vieira foi selecionado pelo Festival Zum de fotolivros organizado pelo Instituto Moreira Salles.

Em 2022, recebemos 335 inscrições provenientes de todo o país e produzimos 5 fotolivros. A comissão de seleção foi formada pelos fotógrafos Bob Wolfenson e Rogério Vieira, pelo curador Daniel Meirinho, pela diretora da Initial LABO Denise Zanet, pela pesquisadora Erika Tamke, pela crítica de arte Priscila Arantes e pelo galerista Ricardo Fernandes,

A exposição foi aberta na estação Paraíso do Metrô de São Paulo contendo 20 fotografias, sendo 2 trabalhos por autor selecionado.

Nos dias 4 e 5 de junho de 2022 realizamos uma feira de fotografias, com 40 estandes de venda de produção fotográfica autoral e intensa programação paralela trazendo lançamento de livros, conversas entre fotógrafos, curadores, editores e profissionais das artes visuais e exibição de documentários. Na ocasião fizemos o lançamento dos livros que integram a coleção Photothings com a presença de alguns dos autores selecionados: Fábio Setti (Brasília), Daniela Pinheiro (Brasília) e Luiz Baltar (Rio de Janeiro). 

 

Festival Photothings 2022

Com a proposta de estimular a produção fotográfica nacional, o FESTIVAL PHOTOTHINGS é dedicado aos artistas visuais que tenham a fotografia como suporte para o seu trabalho e que não sejam representados comercialmente por meio de galerias ou espaços similares.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Clique em prosseguir para aceitar e navegar em nosso site.