Porto de Cultura

Pueblos originários: tradiciones y culturas (2024)

Nos remete a uma jornada única através das lentes de Luis Eduardo Salvatore, fotógrafo e observador apaixonado da cultura brasileira transmitida através de sua travessia por mais de 700.00 Km percorridos pelo Brasil, nos últimos 25 anos, dentro de um propósito maior em educação desenvolvido pelo Instituto Brasil Solidário, instituição da qual é seu diretor presidente.

1999, Aldeia Mehinaku no Alto Xingu, o início de tudo. Lá aconteceu sua primeira missão social dando origem a primeira viagem da Expedição Trilha Brasil. Nascia o Instituto Brasil Solidário uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) voltada à valorização do ser humano, oferecendo-lhe oportunidades por meio da Educação.

A mostra é uma porta de entrada para a história e a riqueza cultural do Brasil, a começar pela Terra Indígena do Xingu, a primeira reserva demarcada do país, criada em 1961, no centro da floresta amazônica. A exposição nos transporta a uma travessia cultural por diferentes aldeias como os Mehinakus e Yawalapitis no Mato Grosso, os Fulni-ôs em Pernambuco, Guajajaras no Maranhão e, Tapajós e Kayapós no Pará. São fotografias que capturam a riqueza cultural vibrante das comunidades indígenas e permanecem como testemunhos vivos de tradições milenares que continuam a ser praticadas.

Cada imagem nos conta uma história. Somos convidados a refletir não apenas sobre o passado, mas também sobre o presente e o futuro dessas comunidades. Para o fotógrafo Luis Eduardo Salvatore, as histórias são valorizadas atrás de cada detalhe, como registros de vidas, com sentimento e propósito de mudança de duras realidades.

Ao percorrer a exposição somos convidados não apenas a expandir a nossa compreensão sobre a fotografia, mas também a reavaliar o nosso lugar e a nossa contribuição em preservar e celebrar o patrimônio cultural dos povos indígenas do Brasil.

FARO Cosmos: 15 a 22 de outubro de 2024

Calzada México Tacuba S/N, Colonia Tlaxpana, Miguel Hidalgo, 11370, Ciudad de México.

FARO Indios Verdes: 25 de outubro a 15 de novembro de 2024

Avenida Huitzilihuitl 51, Santa Isabel Tola, Gustavo A. Madero, 07010, Ciudad de México

FARO Miacatlán: 29 de novembro a 16 de dezembro de 2025

Calle Bolívar Poniente S/N, San Jerónimo Miacatlán, 12600, Milpa Alta, Ciudad de México.

Casa de Cultura Gaby Brimmer: 13 de dezembro de 2024 a 24 de janeiro de 2025

Monte Alegre 32, Portales Oriente, Benito Juárez, 03570 Ciudad de México, CDMX, México

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Clique em prosseguir para aceitar e navegar em nosso site.