Alex Flemming
Nascido em São Paulo em 1954, Flemming frequentou o Curso Livre de Cinema na Fundação Armando Álvares Penteado, entre 1972 e 1974, e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (USP) até 1976. Cursou serigrafia com Regina Silveira e Julio Plaza, e gravura em metal com Romildo Paiva, entre 1979 e 1980. Em 1981, viajou para Nova Iorque, onde permaneceu por dois anos e desenvolveu projeto no Pratt Institute, com bolsa de estudos da Fulbright Foundation. Desde 1991, vive e trabalha em Berlim. Foi professor da Kunstakademie de Oslo (Noruega) entre 1993 e 1994. Em 1998, realizou os painéis em vidro para a Estação Sumaré do Metrô de São Paulo, com fotos de pessoas anônimas, às quais sobrepõe letras coloridas de trechos de poemas brasileiros. Muitos livros tratam de sua obra, como: Alex Flemming (2002); Alex Flemming, uma poética…(2002); Alex Flemming – Arte e História (2005); Alex Flemming – Obra Gráfica (2007); Alex Flemming (2012); Alex Flemming – RetroPerspectiva (2016) e, Alex Flemming (2017).
Quando: atividade realizada em ambiente virtual
Portfólio 1: 16/5, 9h – artista selecionado: Felipe Marcel.
Portfólio 2: 16/5, 13h – artista selecionado: Thiago Azevedo.
Andrea Eichenberger
Natural de Florianópolis (SC), Andrea Eichenberger vive em Paris e trabalha entre o Brasil e a França. É graduada em Artes Plásticas pela UDESC, mestre e doutora em Antropologia pela Universidade de Paris 7 – Sorbonne Paris-Cité, em cotutela com a UFSC. Seu trabalho funda-se na noção de encontro e explora as relações entre fotografia e ciências sociais. Em seus projetos, frequentemente baseados no diálogo com as pessoas fotografadas, a imagem fotográfica é um instrumento de reflexão social e política. Em 2013, recebeu o Prêmio Funarte Mulheres em Artes Visuais, do antigo Ministério da Cultura do Brasil, e em 2012, o Prêmio UPP / Dupon Découverte, na França. Suas obras estão presentes em coleções públicas na França e no Brasil, como o Biblioteca nacional da França (BnF), o CRP / Centre régional de la photographie Hauts-de-France e o Museu de Arte de Santa Catarina.
Quando: atividade realizada em ambiente virtual
Portfólio 1: a confirmar a data – artista selecionada: Ana Leal
Portfólio 2: 30/6, 10h30 – artista selecionada: Manu Rigoni
Daniel Meirinho
É fotógrafo, pesquisador e curador independente. É Doutor em Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e atua como professor de fotografia e cultura visual da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde coordena o Grupo de Pesquisa VISU – Laboratório de Práticas e Poéticas Visuais (CNPq). Atua como pesquisador na área da fotografia negra contemporânea brasileira e coordena o projeto Olhos Negros, que realiza um mapeamento de fotógrafos negros em todo o território nacional. Autor de diversos artigos e livros, aborda temáticas relativas às questões raciais nas artes visuais, identidade, territórios periféricos e cultura visual.
Quando: atividade realizada em ambiente virtual
Portfólio 1: 9/6, 19h – artista selecionado: Rubens Venâncio.
Portfólio 2: 10/6, 19h – artista selecionada: Clara Nascimento.
Marly Porto
Mestre em Estética e História da Arte (USP) e Bacharel em Arte: História, crítica e curadoria (PUC-SP). Responsável pela criação do Festival Photothings (2015) é autora do livro Eduardo Salvatore e seu papel como articulador do fotoclubismo paulista (2018). Foi uma das palestrantes na conferência organizada pelo Museum of Modern Art (New York 2017) In black and white: photography, race and the modern impulse in brazil at midcentury apresentando o painel The Salons of Foto Cine Clube Bandeirante (1942 60): A Venue for the Promotion, Sharing and Update of Photography by National and International Photo Clubs.
Convidada pelo Institut d’ Education et des Pratiques Cittoyennes – IEPC (Paris), foi responsável pela área de projetos artísticos e culturais desta instituição entre os anos de 2018 e 2020.
Atua no mercado cultural há 20 anos, através da sua empresa, Porto de Cultura, sendo responsável pela curadoria e organização de exposições, publicações editoriais, eventos e seminários sobre artes visuais, tendo realizado inúmeros projetos culturais para empresas, instituições culturais e fotógrafos brasileiros e estrangeiros.
Quando: atividade realizada em ambiente virtual
Portfólio 1: 7/6, 19h – artista selecionado: Caio Clímaco
Portfólio 2: 14/6, 19h – artista selecionado: Carol Rahal.