Rogério Reis
Foto: Marian Starosta
Rogério Reis descobriu a fotografia com o prof. George Racz nas oficinas do Bloco Escola do MAM-RJ e nos cursos do fotógrafo Dick Welton, nos anos 70. Estudou fotografia com Alair Gomes, iluminação cênica com Peter Gasper na UERJ e fez estágio com David Zingg no seu estúdio do Jardim Botânico.
Nos anos 80 participou da agência F4 e das coletivas do INFOTO-FUNARTE.
Formado em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho, trabalhou como fotógrafo para a agência Black Star (NY), Sipa Press (Paris), O Globo, revista Veja e Jornal do Brasil em três períodos diferentes, sendo o último de 1991 a 1996, como editor de fotografia. Em 1989 fundou a Agência Tyba, com Claus Meyer e Ricardo Azoury, cujo acervo fotográfico pode ser visto no site www.tyba.com.br
Em 1999 recebeu o Prêmio Nacional de Fotografia da FUNARTE e em 2002 inspirou e emprestou seu nome ao fotógrafo do filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, baseado no livro do Paulo Lins.
Rogério expõe com regularidade em museus e centros culturais e no momento pode ser visto nas exposições “Bloco do Prazer” no MAR, RJ – até agosto de 2024 , “Desejo de uma Cidade” na Casa Roberto Marinho,RJ – até 21 de julho de 2024.
Acervos e coleções.
- Coleção Joaquim Paiva, RJ
- MASP/Pirelli; MAM-São Paulo
- The Fogg Art Museum-Cambridge, EUA
- Danforth Museum of Art-Framingham, EUA
- MAM-Rio
- Maison Européenne de la Photographie, Paris
- MAR-Museu de Arte do Rio
- Museu Nacional de Bellas Artes-Buenos Aires
- Museu Histórico Nacional-Rio
- Chengdu Contemporary Photography Arts Park Museum , China
- Fundación Larivière, Buenos Aires e Paris
- BNF – Bibliothèque National de France, Paris