Tontiuh Cabello é originário de Ciudad Nezahualcóyotl, localizada na periferia da cidade do México.
Estudou Periodismo y Ciencias de la Comunicación na Universidad Autónoma de México (UNAM). Em 2009, se formou como fotógrafo a partir do curso ministrado por Mark Powell na instituição FARO de Oriente.
Seu olhar está dirigido para a fotografia de rua e de caráter documental que se desenvolve principalmente na região onde vive e trabalha.
Suas fotografias foram expostas em países como México, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Chile, Peru, França, Espanha, Austrália, Argentina, Estados Unidos, e publicadas em diferentes mídias como o periódico britânico The Guardian, Vice e CNN.
De 2013 a 2015 participou do projeto Sonidero e, em 2016 foi selecionado para cursar o Seminario de Producción Fotográfica oferecido pelo Centro de la Imagen, sob a mentoria de Verónica Gerber.
Participou em duas ocasiões do programa Jóvenes Creadores oferecido pelo FONCA – Fondo Nacional para la Cultura y las Artes (2015-2016/ 2018-2019). Posteriormente, em 2020, recebeu o suporte do Fondo de apoyo del Patronato de Arte Contemporáneo. Atualmente, participa da gestão da plataforma digital Mal d3 ojo e do projeto Everyday Neza.
Tona é integrante do Colectivo Nómada de Costa Rica