Linhas cruzadas, 1958

Eduardo Salvatore

(São Paulo, 1914-2006)

Considerado o mais importante articulador do movimento fotoclubista brasileiro nas décadas de 1940 e 1950, Eduardo Pedro Paulo Salvatore (1914 – 2006), um dos fundadores do Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB), entidade que presidiu por 47 anos, teve também atuação decisiva no processo que levou a fotografia ao circuito das artes. Advogado, formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, dedicou-se à fotografia artística como amador e autodidata desde 1937.

Personalidade preponderante para a consolidação do fotoclubismo nacional, Eduardo Salvatore tem sua história associada ao FCCB. Sua contribuição para a fotografia brasileira ultrapassa o valor do seu legado artístico, ainda pouco pesquisado. Por meio de sua atuação, o Bandeirante ganhou reconhecimento no Brasil e no exterior. Salvatore transformou não só o Bandeirante, mas a fotografia brasileira.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Clique em prosseguir para aceitar e navegar em nosso site.