2º Festival Photothings (2022)

Idealizado pela curadora e pesquisadora de fotografia Marly Porto, o FESTIVAL PHOTOTHINGS é dedicado aos artistas visuais que tenham a fotografia como suporte para o seu trabalho e tem por missão trazer oportunidades para artistas sem representação comercial apresentar sua produção autoral sem intermediações.

Como prêmio, o selecionado recebe um fotolivro contendo o ensaio fotográfico que ele apresentou quando fez sua inscrição. Entendemos e reconhecemos a importância que um fotolivro significa para alavancar o nome do artista no mercado, um verdadeiro cartão de visitas.

Em 2022, 10 ensaios foram selecionados por uma comissão formada pelos fotógrafos Bob Wolfenson e Rogério Vieira, pelo galerista Ricardo Fernandes e também pelos pesquisadores Daniel Meirinho, Denise Zanet, Erika Tambke e Priscila Arantes. Todos os artistas tiveram suas fotografias expostas na estação Paraíso do Metrô de São Paulo e 5 ensaios fotográficos foram premiados com a produção de um fotolivro autoral.

O Festival não se encerra aqui e vai além, oferecendo outras atividades como os DIÁLOGOS PHOTOTHINGS. São encontros virtuais que rolam entre fotógrafos e representantes do setor artístico como curadores e pesquisadores de arte e filosofia, para um bate papo sobre estética e história da fotografia, que irão contribuir para a ampliação do conhecimento do público, a partir da obra do fotógrafo presente. Os DIÁLOGOS são transmitidos pelo nosso canal no Youtube e pelo Facebook e para participação é gratuita. Veja na galeria ao lado o que rolou em 2022.

Outra atividade, também gratuita, que rola durante a realização do FESTIVAL PHOTOTHINGS é a leitura de portfólio. Uma oportunidade para trocas e reflexões sobre a imagem além de ser um momento para a produção fotográfica autoral ser vista e avaliada por meio de um olhar cuidadoso e de uma análise personalizada.

Em 2022, as leituras foram realizadas pelo artista Alex Flemming, pelo pesquisador Daniel Meirinho, pela fotógrafa Andrea Einchenberger e pela pesquisadora e responsável pela organização do Festival Photothings, Marly Porto

10 artistas integraram a mostra que pode ser vista na estação Paraíso do Metrô de São Paulo. Para participar cada candidato submeteu seu trabalho autoral e fizemos a seleção, entre os mais de 300 ensaios fotográficos recebidos, provenientes de todos os cantos do Brasil.

O vídeo abaixo foi cedido pelo fotógrafo Fabio Setti.

Esta exposição concretiza nosso desejo de fazer com que artistas brasileiros tenham a oportunidade de mostrar seu trabalho, encontrando novos públicos e perpetuando a narrativa da fotografia como arte por meio da imagem e como registro da História.

Esta é a nossa principal motivação: viabilizar através de ações como esta realizada com o apoio do Metrô de São Paulo, a aproximação entre autor, sua produção artística e o público que admira arte.

Para fechar, realizamos a feira de fotografias dias 4 e 5 de junho, na Unibes Cultural, em São Paulo.

Fotos abaixo cedidas por Léu Britto.

A feira contou com vários fotógrafos que exibiram e comercializaram suas fotografias e livros.

Teve também uma programação paralela que contou com o lançamento da Coleção Photothings 2022, lançamento dos livros “Quem dera vontade só minha fosse”, de Nego Júnior, Coreo (Codes), e muito bate papo bom, com presenças como a do fotógrafo aéreo, educador e artista plástico Marcelino Melo e da multiartista e jornalista Fernanda Souza; entre os fotógrafos Tina Gomes e Marcos Varanda e uma palestra com a pesquisadora Erika Tambke, conversando sobre fotografia popular, entre outras atividades.

Fotos abaixo cedidas por Léu Britto.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Clique em prosseguir para aceitar e navegar em nosso site.