Com inscrições abertas até 19 de maio, o Prix Photo Aliança Francesa 2025 traz novidades!
Sem um tema curatorial pré-definido, o prêmio busca destacar a produção autoral de fotógrafos e fotógrafas de todas as regiões do Brasil, em especial aqueles cujo trabalho é invisibilizado no cenário da fotografia contemporânea brasileira. Invisibilizado porque nosso país, de dimensões continentais, tem regiões que historicamente são sub-representadas no sistema da arte. Invisibilizados porque suas perspectivas sociais e políticas não encontram lugar nos meios tradicionais de difusão. Invisibilizados porque suas narrativas desafiam as convenções.
Este ano, o Prix Photo Aliança Francesa busca encontrar novos públicos, ampliando os seus nichos e eternizando a narrativa da fotografia como arte através da imagem. Com esta chamada, queremos dar voz a esses olhares únicos e plurais, promovendo uma fotografia que revele realidades pouco visíveis e que dialogue com questões contemporâneas urgentes.
Se você se reconhece nessa busca por visibilidade, participe! Clique aqui
Confira os prêmios desta edição:
1º prêmio: Bolsa para uma residência artística no valor de € 6.000 e aquisição de seis fotografias para a coleção “Un fonds photographique brésilien à la BnF” da Bibliothèque nationale de France (BnF), oferecidos pela Initial LABO em parceria com a Bibliothèque nationale de France.
-Voo internacional com a Air France;
-Residência artística de dois meses na França na Diaphane, Pôle Photographique en Hauts-de-France, além da integração do trabalho do(a) vencedor(a) ao acervo da Bibliothèque nationale de France (BnF). A residência inclui também um importante programa de profissionalização e de conexão com os principais atores da fotografia na França em parceria com Réseau Diagonal, proporcionando ao fotógrafo uma imersão no circuito profissional francês.
2° prêmio: Exposição durante o Festival FotoRio 2025
3° prêmio: Mentoria profissional com Ateliê Oriente
Conheça os jurados da etapa de pré-seleção:
Leandro Pimentel, Marly Porto e Teresa Bastos
Conheça o júri da seleção final:
Emmanuelle Halkin, Erika Negrel, Fred Boucher, Héloïse Conésa, Lívia Conduru e Paulo Marcos.